Instrumento construído em colaboração com o músico John Fletcher, procurando características que fossem ao encontro de uma execução fácil e confortável para si. Nessa procura foram tidos em conta aspectos tais como: comprimento de corda vibrante (645 mm.), formato do braço, largura da escala, altura dos trastos, distância entre cordas na pestana e cavalete, assim como distâncias entre as cordas extremas e os limites laterais da escala, entre outros aspectos.
No seu conceito base esta guitarra aproxima-se às medidas dos instrumentos do final do século XIX de construtores como António de Torres e Vicente Árias.
fomos trabalhando a ideia de construir um instrumento leve, estável e ressonante e foi com esse ideal que chegámos ao conceito e desenho final do cravelhal, da junta na base do braço com a caixa de ressonância, e da aplicação do V-joint na junta entre o cravelhal e o braço.
“Guitarra ressonante com excelentes características: equilíbrio tímbrico em toda a extensão de frequências; definição e separação das vozes com muita clareza; e grande conforto de execução.” John Fletcher 2008
Fotografias por Rúben Fletcher